Chihayafuru – Yuri


Sinto muito para quem pensou que o “Yuri” no título desse post era sobre o nosso querido gênero Yuri e/ou Shoujo-ai. Não é, nem de perto, nem de longe. Aliás não tem nada a ver com isso. O Yuri que me refiro são os lírios que aparentemente tem o dom de aparecer do nada a cada episódio ou dois nesta produção dos Estúdios Madhouse, com o mesmo diretor de Chobits, CardCaptor Sakura e Rozen Maiden.

É difícil definir Chihayafuru em gênero, porque ele varia muito, e o que é melhor, varia bem. A mais óbvia comparação que podemos fazer é com Hikaru no Go, falando sobre um “esporte” tipicamente asiático, que é praticamente alienígena para nós, o Karuta. Para quem não sabe, “karuta” é a pronúncia japonesa para a palavra “carta”, mas ao contrário do que poderia se esperar, não é o caso de um conceito estrangeiro atrelado a uma palavra estrangeira trazida para o nihongo, e sim uma palavra japonesa que define o jogo Karuta, sendo a mesma palavra escrita apenas em kanji ao invés de katakana. Ao contrário do que o anime possa nos fazer pensar, Karuta não é um esporte tão famoso assim, nem mesmo no Japão. É mais conhecido como um dos jogos de ano novo, ou como um jogo de memória que algumas escolas fundamentais utilizam para ajudar as crianças a memorizar kanjis e estruturas gramaticais. Mas como isso é anime, tudo fica mais colorido e ganha proporções fora do comum. Bom, acabei saindo completamente do que tava falando. Que gênero você poderia colocar Chihayafuru? Como ele é baseado em um mangá Josei (em que o público alvo são mulheres mais maduras, geralmente maiores de idade), seria simples de classificá-lo como isso, mas esse anime não é só Josei. É muito mais. Temos de tudo um pouco, numa salada em que cada elemento fica tão bem dosado que no final das contas funciona.

Falando na parte de produção, é díficil não se deixar levar pela beleza do traço e animação fluída, ainda que em certos pontos abuse dos pans sobre cenas paradas, sem falar que o character design de cada personagem se encaixa muito bem com as suas personalidades, o que é ótimo. O elenco de seiyuus também foram escolhidos a dedo para cada um dos papéis, fazendo uma mescla de nomes novos (Seto Asami – Chihaya, Kayano Ai – Oe) com seiyuus tarimbados (Miyano Mamoru – Taichi), fazendo com que a salada novamente funcione bem. A trilha sonora é desobstrusiva, e consegue brilhar quando necessário.

Chihayafuru é um daqueles animes que você mal pode esperar pelo próximo episódio. Recomendado, e muito.

E antes que eu me esqueça, a Oe é minha waifu, ninguém tasca, eu vi primeiro. XD~~

Sniperk
Over and Out

~ por Sniperk em 07/12/2011.

4 Respostas to “Chihayafuru – Yuri”

  1. Se quiser reupar saki reupano filetolink ou no ifile.it la cabe tudo em hd.

  2. gente eu achei esse anime passeando procurando algo novo pra ver, eu vi o primeiro capítulo e amei muito esse anime. Gostaria de saber se vai ter 2ª temporada e aproximadamente vai ser lançada? vlw …

  3. ops.. vcs vao fazer saki ichigan hen?? tou ansioso ^^

  4. Vamos lá Sniperk so vc pra fazer a continuação de saki

Os comentários estão desativados.

 
%d blogueiros gostam disto: