H1N1 – Vulga Gripe Suína

Boa tarde pessoal. Sei que muita gente já ouviu falar sobre esse assunto, mas a maioria pensa que agindo de forma sadia, evitando contato com locais de possível contágio a pessoa está livre dos riscos. Isso é parcialmente verdadeiro, pois já aconteceram casos de contágio em locais insuspeitos, mas isso não vem ao caso no momento.

Hoje pela manhã, conversando com um amigo nosso, o Change, ele nos disse que as duas filhas dele haviam contraído o vírus da Gripe A, e, depois de ouvir o relato dele, que nos chocou um bocado, resolvemos que seria interessante postar algo sobre isso aqui no blog, para informar a todos e, principalmente, para que as pessoas entendam que não é algo isolado, e pode acontecer com qualquer um, até mesmo você ou eu.

No artigo completo, está um informativo que se encontra na página da empresa que nós trabalhamos, e é bem interessante. Espero com isso contribuir um pouco mais para que você não seja o próximo a contrair essa maldita doença.

Se apenas uma pessoa ler isso, é o suficiente para mim, e vou ter a sensação de dever cumprido.

Pepe

Edit by Sniperk: O que o Pepe disse é verdade, e não pude deixar de me colocar no lugar do Change quando ele contou pra nós a situação que ele está enfrentando, até porque eu também tenho dois filhos. Ele é uma pessoa séria, e até certo ponto, compenetrada, mas a gente que conhece ele a bastante tempo, sabe o quanto ele está sofrendo com a situação. A princípio, as filhas dele estão fora de perigo, e estão sendo tratadas e tendo todos os cuidados médicos que a situação exige, mas a maneira como encontramos ele, visivelmente fatigado, foi algo que me bateu com muita força.

Sniperk

INFORME-SE MAIS SOBRE A GRIPE SUÍNA

O que é a gripe suína?

É uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é diferente do H1N1 totalmente humano que circula nos últimos anos, por conter material genético dos vírus humanos, de aves e suínos, incluindo elementos de vírus suínos da Europa e da Ásia.

A gripe tem cura?

Tem tratamento.

Como é transmitido o vírus?

Em casos registrados nos últimos anos, a doença foi contraída por pessoas que tiveram contatos com criações de porcos, mas não há registro de que o mesmo tenha acontecido no atual surto. Ela está sendo da mesma forma que a gripe comum: por via aérea, de pessoa para pessoa, por meio de espirros e tosse.

Quais são os sintomas?

Os sintomas em humanos são parecidos com os da gripe comum e incluem febre acima de 38°C, falta de apetite e tosse. Algumas pessoas com a gripe suína também relataram ter apresentado catarro, dor de garganta e náusea.

Infecção de gripe suína é comum em humanos?

No passado, os Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC) registraram 12 casos de infecção humana pelo vírus da gripe suína, todo em pessoas que tiveram contato com porcos. Nesses casos, não houve evidência de transmissão entre humanos.

Pode-se contrair a doença comendo carne de porco?

Não. Os vírus da gripe suína não são transmitidos pela comida. O governo mexicano e a OMS (Organização Mundial de Saúde) descartaram qualquer risco de infecção por ingestão de carne de porco. De acordo com o CDC, a temperatura de cozimento (71ºC) destrói os vírus e as bactérias.

Como devo agir se estiver com os sintomas?

Quem tiver sintomas de gripe pode tomar remédios sintomáticos e procurar um médico, caso os sintomas persistam, para tomar um antiviral. Mais informações: http://www.saude.gov.br

E quem chegou de viagem?

Se a pessoa esteve nos últimos dez dias em países onde houve casos, como o México, e apresenta sintomas pode procurar um médico e realizar o exame para identificar o tipo de gripe. Deve-se evitar locais com presença de muitas pessoas enquanto não sai o resultado.

Qual a diferença entre a gripe suína e a gripe comum?

A gripe suína é caracterizada pelos sintomas da gripe comum, mas pode causar vômitos e diarreia mais graves. A gripe comum mata entre 250 mil e 500 mil pessoas a cada ano, principalmente entre a população mais velha. A maioria das pessoas morre de pneumonia, e a gripe pode matar por razões que ninguém entende. Também pode piorar infecções por bactérias.

Como a infecção de humanos com gripe suína pode ser diagnosticada?

Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, e examinadas em laboratório. Entretanto, algumas pessoas, principalmente crianças, podem espalhar o vírus por dez dias ou mais.

Existe vacina contra esta doença?

As vacinas normais contra a gripe são alteradas todos os anos para incluir imunização contra novas variedades de vírus. Segundo as autoridades mexicanas, que citam a Organização Mundial de Saúde (OMS), a vacina existente para humanos é para uma cepa anterior ao vírus, com o qual não é tão eficaz. Mas como os casos confirmados de mortes atingiram adultos, é possível que as pessoas mais vulneráveis –crianças e idosos–tenham se beneficiado por serem alvo de vacinação mais regularmente que os adultos jovens.

A vacina contra a gripe comum tem eficácia contra a gripe suína?

Não se sabe. Pode haver uma prevenção, ainda que parcial, se considerado o fato de que os casos no México ocorreram principalmente com adultos jovens. Lá, crianças de até 3 anos e adultos com mais de 50 vacinam-se rotineiramente contra a gripe humana.

Existe algum remédio eficaz contra a doença?

Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1, segundo testes laboratoriais e parecem ter dado resultado prático, de acordo com o CDC.

Por que a OMS está em estado de alerta?

Porque há casos humanos associados a um vírus de gripe animal, mas também pela extensão geográfica dos diferentes focos, assim como pela idade não habitual dos grupos afetados. A gripe suína representa o maior risco de uma pandemia em larga escala desde que a gripe aviária que ressurgiu em 2003.

Trata-se de um novo tipo de gripe suína?

Assim como no ser humano, os vírus da gripe sofrem mutação contínua no porco, um animal que possui, nas vias respiratórias, receptores sensíveis aos vírus da influenza suína, humana e aviária. Os porcos tornam-se incubadoras que favorecem o aparecimento de novos vírus gripais, através de combinações genéticas, em caso de contaminações simultâneas. Esses tipos de vírus híbridos podem provocar o aparecimento de um novo vírus da gripe, tão virulento como o da gripe aviária e tão transmissível como a gripe humana.

Os turistas com viagens marcadas para o México deveriam ficar preocupados?

A OMS diz que não é preciso alterar planos de viagens e o México disse que não vê necessidade de fechar as fronteiras. Mas governos de países como Itália, Polônia e Venezuela aconselharam os seus cidadãos a adiarem viagens às áreas em que foram registrados casos de gripe suína no México e nos EUA. Segundo a OMS, o fechamento de fronteiras e as restrições às viagens seriam inúteis, porque o vírus já se espalhou.

Corro risco de viajar aos países atingidos?

Por enquanto não há um alerta por parte das entidades sanitárias que justifique o cancelamento da viagem. Mas adiá-la, caso possível, pode ser uma atitude preventiva. os que vão a locais afetados podem usar máscaras, lavar as mãos com água e sabão constantemente e evitar aglomerações, entre outros procedimentos.

Como se previne estando nesses locais?

Com máscaras, lavando sempre as mãos e evitando locais com muita gente entre outros.

Qual o tempo de incubação?

Em média varia de 24 horas a 3 dias. A mídia mexicana cita até duas semanas.

Posso contrair o vírus de alguém que não apresente os sintomas?

Sim. O Influenza pode ser transmitido por alguém até 24 horas antes de essa pessoa apresentar os sintomas.

Quais os grupos mais suscetíveis?

Pessoas com alguma doença crônica ou deficiência imunológica sempre estão mais sujeitas.

Quanto tempo demora o resultado do exame que detecta a gripe suína?

Nos EUA, tem demorado em torno de três dias. A Fiocruz prevê o mesmo para o Brasil.

Com France Presse, Reuters, CDC e Folha de S.Paulo

Anúncios

~ por peperhoni em 11/08/2009.

15 Respostas to “H1N1 – Vulga Gripe Suína”

  1. muito interessante isso aqui as vezes tento assistir na TV mais sempre cortam partes =/
    pra me informar sempre procuro ler sobre o assunto.
    e colocando essas informacoes aki e o mesmo q juntar o util ao agradavel ^^
    Parabens pela iniciativa
    e melhoras para as filinhas do Change.

  2. De facto, estes artigos são sempre importantes. Acho que foi bem pensado publicarem-no.

    E os votos de melhoras para as filhas do Change!

  3. Muito bom este artigo!
    “Parabens pela iniciativa
    e melhoras para as filinhas do Change.” [2]

  4. Bah, vo dizer uma coisa… eu acredito que não tem muito o que se abalar nessa gripe… sinceramente… acho que todo mundo uma hora ou outra vai pegar essa tal gripe.
    não lembro quem foi… mas um cara foi no jo soares eu acho, e declarou que a gripe suina ta degladiando com nossa gripe comum… sendo assim a gripe comum iria se extinguir e dar lugar a gripe suina.

    ps: O que eu vejo, -como é um virus que sofreu mutação – , é que ele venha a sofrer mais mutações e se torne mais grave @_@””

  5. Ótimo artigo, so acho que a “Saúde” no Brasil está um pouco “precária” para pessoas “carentes”, a sorte que havia estoque de remédios.. e
    “Parabens pela iniciativa
    e melhoras para as filhinhas do Change.” [3]

  6. ps.1-mecanismo de transmissão do H1N1 é o msmo da griupe convêncional, vcs sabiam que uma pessoa gripada em um ambiente fechado contamina uma área de 30 metros de raio a partir dele?em área aberta a concentraçao suficiente para proliferação é um pouco menor mas tb existe
    ps-2. as tais máscaras que vcs vêem na TV protegem mais os outros do que a sí mesmo, essas mascaras evitam que o doente consiga aspergir tantos virus no ar, e microparticulas de fluidos ao espirrar ou tossir, pois a chance de retenção na mascara é maior, mas se o vírus está no ar, ele facilmente passará pela máscara, existem mascaras especiais para essa proteção, mas com certeza nao é essa fininha que vcs vêem usando na TV
    ps-3: o H1N1 ataca bastante o pulmão causando pneumonia (em geral água no pulmao)

  7. Ótimo artigo, ajudou bastante! Ainda mais aqui onde moro, pois pararam a cidade! Todas as escolas e as faculdades e não temos muito informação, oque deixaria qualquer um preocupado.
    Melhoras para as filhinhas do Change. [4]

  8. Pergunta:
    Se eu estiver com um sintoma desses, [Ardor nos olhos].
    Eu posso estar com essa gripe?
    Ou teria que ser todos sintomas descritos na img?

  9. Ardor nos Olhos pode ser umidade ou muito ventilador na kra =D, se resolve durmindo =P

  10. cara muito bom artigo, vc explicou mais do q a tv ,minha escola juntos , essa sua iniciativa foi dez ,tipo so pra ver como sao devenformados, fui expulso do colegio pois estava com gripe(comum) e como eles n sabem diferencia-las eles me expulsaram do colegia ate eu melhorar entaum a desenformaçao aq ta grande sem falar q o teste (n posso chamr aquilo de teste) ,foram duas perguntinhas “vc foi pra fora do pais” e “vc entrou em contato com alguwem q viajou pra fora” eu repondi n pras duas ai eles falaram “ah vc n ta com a gripe h1n1”, o q acho mais imprecionante pelo q vi no informativo daq se eles soubecem algo logo de cara eles saberiam q n tavva com a nova gripe por causa dos sintomas resumindo eles n sabiam de nada, e olha q aq e a capital ‘¬¬

  11. ah e melhorar pras filhas do Change[5] ,me esqueci XP

  12. To até com medo de dá uma tossizinha no trabalho ( fumante é foda ) , e ser demetido porque o boss é muito ignorante nesses aspectos hesushe

    • nada disso sr, ñ defemos falar mau das pessoas

  13. Muuuito boon. viio ? Ameeeei *—* Expliicou suuper been ! Beejo <33'

Comentários encerrados.

 
%d blogueiros gostam disto: